O assistente social desenvolve seu trabalho diretamente com a população, exercendo a função de planejador e executor de projetos e programas que concretizem as políticas sociais.
Ele desenvolve atividades de promoção, integração do indivíduo à sociedade.
Perfil do profissional
O curso oferece formação que facilita ao profissional atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais, além de oferecer uma formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
O Assistente Social
Realiza o levantamento da situação de indivíduos ou grupos, através de técnicas e procedimentos como questionários, entrevistas, contatos diretos, visitas, etc., a fim de formular um diagnóstico e detectar os pontos que influenciam no processo.
Nas empresas e indústrias auxilia e orienta funcionários, elaborando e acompanhando programas educativos, de saúde e de segurança do trabalho.
Em grupos comunitários desenvolve atividades recreativas sociais e educativas para promover a integração entre seus membros.
Atua em centros de saúde e hospitais, interagindo com médicos, psicológicos e outros profissionais, elaborando planos de ação aos diversos setores como orientação e reabilitação profissional, desemprego, amparo a inválidos, acidentados etc.
No setor público, identifica os problemas sociais e planeja programas preventivos, como, por exemplo, assistência a menores abandonados, carentes e infratores.
Promove levantamentos estatísticos sobre a realidade social, avaliando as condições sociais da população.
Promove levantamentos estatísticos sobre a realidade social, avaliando as condições sociais da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário