15/07/2010

Enem recebe inscrições até amanhã


As inscrições para prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terminam na sexta-feira (16). O primeiro prazo para se candidatar era até o dia 9 de julho, mas devido às fortes chuvas que afetaram os Estados de Alagoas e Pernambuco, o governo prorrogou o prazo.

Para fazer a inscrição, apenas via internet, é preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no cadastro. Não será permitido usar o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.

O sistema tem um mecanismo contra a inscrição irregular de números de CPF que cruza os dados com os da Receita Federal, segundo o MEC (Ministério da Educação). Alunos que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O Enem, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro, terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade neste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

Os candidatos devem fazer os pedidos pela internet, pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). É necessário preencher um formulário no site informando dados pessoais, como nome, endereço e telefone; o idioma que quer responder na prova (inglês ou espanhol), se o Enem vai valer para certificação do ensino médio e se é necessário atendimento especial (como carteiras adaptadas para pessoas com deficiência).

Alunos de escola pública estão isentos da taxa de inscrição. Quem estuda em colégio particular com bolsa ou puder comprovar ser de família de baixa renda também pode pedir a isenção. Haverá uma edição especial do Enem para presos e internos de unidades como a Fundação Casa.

O cartão que confirma a inscrição vai ser enviado via correio para os candidatos e pode ser obtido também pela web, pelo site do Enem. Ao se inscrever, o estudante preenche o questionário socioeconômico via internet - não haverá mais a necessidade de fazê-lo na hora da prova.



Barrinha MaynaBaby

Um comentário:

Ao toque do Amor disse...

Olá, vim te visitar e te oferecer um presente exclusivo, que estou oferecendo aos meus seguidores. Esta ém selos pra você - ao lado esquerdo
E também o selo do dia do amigo - postagem atual
com carinho
san

Vídeo não pode ser exibido.

AD