23/01/2019

COMO ESCOLHER O TEMA DE SUA MONOGRAFIA OU TCC

Inicialmente, antes mesmo de se levar em consideração os fatores envolvendo o "tema" de uma monografia ou de um TCC, deve-se refletir profundamente sobre as razões motivadoras que o levam a querer escrever um texto monográfico.
É uma obrigação, um prazer, por sua própria vontade ou não, ou ainda existe um resultado a ser obtido: tudo deve ser pesado e levado em consideração inicialmente.
A partir da definição deste ponto, pode-se passar para uma abordagem mais direta sobre o tema, diretamente, de sua monografia.
Nesta fase, você ainda não terá respostas, mas... mais perguntas. A definição do tema pode ser de livre escolha? Quais as influências ligadas a tal procedimento?
Geralmente, as respostas para esta segunda fase do processo de seleção do tema estão conectadas de maneira direta às respostas isoladas na primeira fase.
Aqui, caso tenha a obrigação de redigir um trabalho monográfico devido a cumprimento de obrigações em seu curso, deverá contar com o auxílio de um elemento primordial para o seu sucesso: o orientador de monografias.
O grau de complexidade do tema monográfico está ligado também ao resultado que você deseje alcançar. Monografias podem ser trabalhadas de modo profundo ou em um nível mais leve, e isto pode ocorrer com todas as temáticas.
Um procedimento que pode ser muito útil é a estruturação de um projeto de pesquisa.
Faça um projeto de pesquisa para auxiliar Um projeto de pesquisa exigirá a “desconstrução” do tema, a partir de processos próprios, que avaliarão não somente se a temática é importante ou se você terá condições de levar adiante uma monografia ou um TCC sobre o assunto. Você pode se perguntar: - Eu imaginava que fosse mais fácil selecionar uma temática para monografias, seria escolher o que gosto, ou o que o orientador mandar. Ora, se quiser você pode simplesmente fazer isso, mas os riscos são muito grandes, senão vejamos:
- Se você descobrir que não gosta do tema no meio do processo será mais difícil alterá-lo.
- Se o assunto é interessante, mas você descobrir no final que não terá meios de cumprir o que deveria, por falta de bibliografia, por falta de um caso prático que seria necessário ou por outro fator.
Como o processo de escrita de uma monografia é relativamente longo, às vezes levando mais de um ano, um problema destes, descoberto tardiamente, poderá atrasar você.
Assim, dedique-se arduamente à seleção do melhor tema para seu trabalho de cunho monográfico.
Não se envergonhe ao procurar auxílio, selecione as bibliografias para sua monografia, faça de tudo para facilitar o seu trabalho posterior já neste primeiro momento. O assunto de sua monografia acompanhará você em uma longa jornada.

OS ERROS MAIS COMUNS EM RELAÇÃO A TEMAS DE MONOGRAFIAS

Lute para lidar de modo racional com esta escolha, pois dois erros são muito comuns:

- O primeiro é escolher um tema muito interessante, inovador, cheio de pontos ainda por explorar. O resultado, óbvio, é a impossibilidade de terminar seu TCC pela falta de elementos bibliográficos ou fundamentadores. Muitos estudantes tomam esta atitude por não pensarem nas conseqüências ou nas dificuldades posteriores ou ainda porque querem impressionar seus orientadores, amigos ou familiares.
- O segundo é o oposto, recaindo a seleção por um tema muito simples e “batido”, com várias bibliografias. Você pode passar por um aluno relaxado ou incapaz. Escolha “o caminho do meio”.
Na maioria dos casos, ninguém espera de você uma monografia a ser publicada em um jornal ou a ser vendida em livrarias, assim tente relaxar e curtir este momento de sua vida. Tenha fé em si mesmo e conte com a orientação e com bons livros. Assim, vença o medo inicial, bastante comum a muitos alunos, pois estes não sentem possuir a devida autoridade ou conhecimento sobre o que deverão tratar em suas monografias. Tenha fé em seu trabalho e sua capacidade, dentro da realidade do tema (lembre-se, o caminho do meio).
O medo comumente sentido por todo estudante, ao precisar escrever sua primeira monografia, geralmente no final do seu curso de graduação, independentemente do curso do mesmo, é praticamente universal. Uma monografia significa literalmente, escrita sobre um único tema.

Escolha de um TEMA


É de máxima importância saber escolher o tema da pesquisa. Artigos de jornais e revistas, conversações, comentários de colegas, debates, seminários, experiências pessoais e reflexões podem conduzir a bons temas de pesquisa. Boas leituras também podem conduzir a bons temas.
O assunto a ser abordado não deve ser fácil demais e também não deve ser muito complexo, deve ser adequado à possibilidades do pesquisador, sua disponibilidade de tempo, de recursos bibliográficos, etc. A pesquisa ou estudo deve apresentar alguma utilidade, alguma importância prática ou teórica.

A escolha de um tema deve ser feita segundo alguns critérios:
01 – A importância do tema (relevância)
02 – A facilidade de acesso à bibliografia sobre o assunto da pesquisa e outras fontes.
03 – Possibilidade de desenvolver bem o assunto, dentro dos prazos estipulados e afinidade com o tema.
04 – Delimitação da pesquisa: Tipo de pesquisa? Enfoque?
Após a definição destes critérios, a escolha do tema torna-se mais fácil e proporciona um começo organizado para a construção do trabalho.
Projeto de Pesquisa - O primeiro passo é a organização de um plano geral, especificando todas as suas partes. É a montagem do esquema do Projeto de Pesquisa. O planejamento inicial é sempre provisório, no decorrer do trabalho, sempre são necessárias algumas modificações. O importante é que se faça um plano, bastante minucioso, onde constarão todas as partes do trabalho. O planejamento serve para conduzir e orientar o processo de pesquisa, mas está sujeito a alterações e modificações de acordo com o necessário.

Nenhum comentário: