08/03/2009

Bandeira e Brasão retratam um pouco da história


A bandeira da cidade é composta de sete peças e no centro do retângulo azul o brasão do município sobre o círculo raiado. O Brasão foi instituído a partir da Lei 326, de 9 de agosto de 1965, sendo a nova redação feita através do número 158, de 13 de julho de 1962.
Na descrição, feita por Olindo Dártora, a bandeira possui o escudo português para que seja lembrada a nossa tradição lusa; nos campos do brasão, o azul representa o saber, a lealdade, a beleza e a grandeza das ações – atributos do povo caieirense. O amarelo-canário se relaciona ao sol com os seus raios brilhantes e plenos de energia. Já o vermelho representa o vigor e o altaneirismo desse povo. As quatro estrelas em prata simbolizam a homenagem do povo de Caieiras à Terra de Piratininga (São Paulo), em decorrência de seu quarto centenário, em 1954 – década em que surgiu o município. Outros elementos: Uma engrenagem, um livro aberto e um pinheiro representam a indústria do papel que possibilitou a emancipação política do povo. A figura geométrica que dá apoio à engrenagem, ao livro e ao pinheiro simboliza a fecundidade da terra e a esperança do caieirense. O forno retrata os primeiros movimentos históricos, dando início ao povoado que mais tarde culminaria na cidade que temos. A fumaça do forno em prata simboliza o trabalho incessante, de onde nascem a pureza e a vitória dos ideais populares. Os suportes, duas criptomérias japônicas, simétricas, um à direita e outro à esquerda do escudo representam a prodigalidade dessas plantas, já que Caieiras figura como um dos municípios mais florestados do Estado. Quanto aos dizeres em latim, se voltam para a origem latina. Está em ouro para representar a riqueza dos ideais caieirenses. "Urbis Pinetorum" – a Cidade dos Pinheirais. Um dos responsáveis pela emancipação de Caieiras, foi Olindo Dártora quem criou essa inscrição. Por fim, a data, 14 de Dezembro de 1958, em homenagem ao dia da emancipação política-administrativa do município.
Saiba mais...



Barrinha MaynaBaby

2 comentários:

JandiraS.Santos disse...

Oi anjinho !!!
A Alegria brilha nos olhos de quem
sabe curtir a emoção
de simplesmente viver e dançar ...
Tenha uma semana iluminada!!!Bjus

Anônimo disse...

Olá Neusa. Encontrei seu blog por acaso em comentários de um blog italiano. Gostei das informações. Também o Blog Utilidades tem muitas informações. Visite.
abraços