19/11/2010

Fim de semana tem programação especial pelo Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em todo país no dia 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra no Brasil, foi morto. Para lembrar a causa, são promovidas diversas atividades dedicadas à reflexão, a maioria com entrada grátis ou a preços populares.
Na capital carioca, Elza Soares (foto) abre as homenagens com um espetáculo preparado especialmente para a data. A apresentação, batizada de Tulipa Negra, poderá ser conferida nesta sexta e sábado, no teatro Rival, e traz pérolas como Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant) e Se Eu Quiser Falar com Deus (Gilberto Gil).

A música negra continua dando o tom à programação no sábado. Na Marina da Glória, acontece mais uma edição do Baile Black, com shows do rapper Black Alien e do coletivo de DJs Eletrobase, entre outros. Além das atrações musicais, o local recebe uma pista de skate, duelo de b-boys, batalhas de MCs e exposição de grafite a partir das 16h. Já a Fundição Progresso será palco da festa Soul + Black, tradicionalmente comanda pelo DJ Marlboro e o MC Marcinho. Os grupos Farofa Carioca e Revelação participam desta edição especial.

Em Salvador, o Dia da Consciência Negra será comemorado no Wet'n'Wild com o festival República do Reggae, gênero conhecido por disseminar mensagens de paz. Na grade, estão a banda jamaicana The Congos e o cantor marfinês Alpha Blondy, junto com os brasileiros Edson Gomes, Ponto de Equilíbrio e Natiruts.

O samba, que também é uma expressão da cultura afrodescendente, será representado por Diogo Nogueira na mineira Uberlândia. O filho de João Nogueira sobe ao palco do Coliseu Hall no sábado em um show promovido pela prefeitura. Para assisti-lo, basta trocar um brinquedo novo com valor superior a R$ 10 pelo ingresso. Exposições, oficinas, mostra de dança, palestras, debates, exibições de filmes e uma corrida também estão na programação da Semana da Consciência Negra na cidade.

Já na capital paulista, a festa acontece na Praça da Sé, palco de grandes comemorações. A partir das 13h30 de sábado, invadem o local o cantor Chico César, a banda Funk Como Le Gusta e seus convidados e o bamba Arlindo Cruz ao lado de Oswaldinho da Cuíca e da dama do samba, Dona Ivone Lara. O Museu do Futebol, por sua vez, reservou a sala Copas do Mundo para encontros educativos às 11h e às 14h. A transformação social promovida pelo futebol e a inserção dos negros na sociedade brasileira são alguns dos temas que serão discutidos.


Barrinha MaynaBaby

3 comentários:

Everson Russo disse...

Minha amiga, venho retribuir uma visita sua há dias atras, me desculpa a demora, é que voce visitou um link meu de apenas presentes e que eu poucas vezes acesso,,,deixo um grande beijo de otima noite pra ti...meu blog principal...

www.olivrodosdiasdois.blogspot.com

Sandra Veneziani disse...

Passando pra te oferecer 2 selinhos: Este blog é pura magia e este blog é um sonho.
Espero que aceite e participe
san

Sandra Veneziani disse...

Boa Tarde! vim, te oferecer o cartão de natal do toque e deixar o meu toque de carinho e amizade
san