20/12/2010

Veja dez coisas que você não deveria contar aos amigos no Facebook.

Cuidado com o que você publica nessa rede social. Algumas informações não deveriam ser compartilhadas nunca. Veja a seguir algumas dicas sobre o que deixar de fora de seu perfil no Facebook.


1. Data e lugar de nascimento: embora seja bom receber felicitações no Facebook no dia de seu aniversário, pense bem antes de colocar a data completa na rede social. Beth Givens, diretora-executiva da Privacy Rights Clearinghouse, diz que revelar a data exata de seu aniversário e seu local de nascimento é como entregar seus dados financeiros a bandidos. Pesquisadores da Universidade Carnegie Melon descobriram recentemente que poderiam reconstruir o número do CPF dos americanos usando a data de aniversário e o lugar de nascimento. Mude a data para alguns dias depois ou antes do verdadeiro

2. Endereço e fachada de sua casa: divulgar seu endereço permite que qualquer pessoa com quem já compartilhou essa informação saiba onde você vive. Além disso, isso pode causar repercussões negativas. Por exemplo, há casos em que os ladrões invadiram casas de usuários do Facebook porque os donos disseram que não estavam em casa. O site Identity 911 recomenda aos usuários para não postar fotos que revelem a fachado do apartamento ou da casa, nem dos itens valiosos que haja dentro

3.Viagens longas e passeios: não faça atualizações de status quando estiver longe de casa, avisa o colunista do jornal The New York Times, Ron Lieber. Quando divulga as datas de suas férias pode estar avisando pessoas não confiáveis que sua casa vai ficar vazia e desprotegida. Lieber aconselha a dizer que ela tem alarme e um cão de guarda. Não publique mensagens como “saí para correr” “ou "no shopping com meu amorzão”, avisa o Identity Theft 911. Bandidos podem usar essas informações para invadir sua casa.

4.Fotos inadequadas: cuidado com as imagens que você publica. A essa altura, quase todo mundo sabe que fotos atrevidas, ilegais ou até incriminadoras publicadas no Facebook podem custar seu emprego. Até imagens apagadas podem voltar para assombrar sua vida. A Ars Technica descobriu recentemente que se alguém salvou o endereço dela, é possível que ela continue vagando pelo espaço virtual.

5.Confissões: não aguenta mais o seu chefe? Traiu sua melhor amiga? Não conte ao Facebook. As configurações de privacidade do site permitem que o usuário controle com quem quer compartilhar informações – você pode criar um grupo formado só por seus amigos mais próximos –, mas depois que uma foto foi publicada pode ser difícil apagar a prova e impedir que se espalhe. Existem vários exemplos de funcionários sendo demitidos por falar demais, assim como muita gente que foi presa por compartilhar informações na rede social. Antes de publicá-la, tenha certeza de que a foto não vai, literalmente, acabar com sua imagem.

6.Número do seu telefone: cuidado onde você bota seu telefone. Se você colocá-lo em seu perfil, dependendo das configurações de privacidade, até seus amigos mais distantes (como seus ex, amigos do colégio, amigos de amigos) poderão acessá-lo e ligar para você. Há algum tempo, o programador Tom Scott criou um aplicativo chamado Evil (diabo, em inglês) que exibe números de telefones publicados em qualquer parte do Facebook. Medo...

7.Contagem regressiva para as férias: segundo o programa da rede CBS, MoneyWatch, fazer a contagem regressiva dos dias que faltam para as férias pode ser tão ruim quanto dizer quantos dias vão durar suas férias. Se quiser, só publique as fotos da viagem depois que voltar. Mais nada.

8.Os nomes de seus filhos: ladrões de identidade também atacam crianças. A revista Consumer Reports aconselha a não usar o nome de uma criança em títulos de posts ou para marcar fotos (tag, em inglês). Se alguém botar o nome de seu filho em uma, para apagá-la, clique em Remover Marca. Se seu filho está no Facebook e alguém incluiu o nome dele peça para a pessoa tirá-la.

9.Atitudes arriscadas: se você usa seu carrão para fazer rachas ou fuma como uma chaminé, cuidado. As empresas de seguros estão vasculhando a web para saber se seus clientes (ou potenciais clientes) têm atitudes arriscadas, revelou a Insurance.com. Algumas dessas empresas chegam até a reajustar os prêmios dos usuários baseados no que eles publicam na rede social.

10.Perfil em buscas públicas: você quer que sua página na rede social – informações como gênero, nome e foto do perfil – apareçam em uma busca no Google? Se não quer, ajuste as configurações para impedir que ele apareça nas páginas de resultados de busca. O Consumer Reports diz que isso evita que estranhos acessem sua página. Para evitar esse tipo de problema vá em Configurações de Privacidade, Conta e Compartilhamento no Facebook.


Saiba mais...
Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário:

Vídeo não pode ser exibido.

AD