30/09/2012

Pedra nos rins

As pedras nos rins, também chamadas de cálculo urinário ou de cálculo renal são massas semelhantes a pedras que podem se formar em qualquer local do sistema urinário, gerando sintomas como dor intensa e sangue na urina, necessitando de tratamento específico.

O tamanho das pedras variam bastante, podendo ser microscópicas ou atingir 2,5 cm ou mais de diâmetro. Elas ficam depositadas no rins, até que venham a ser eliminadas através da urina.

Causas das pedras nos rins

A causa da formações das pedras nos rins são variadas. Elas podem ser formadas em razão da urina tornar-se muito saturada de sais, num indivíduo pre-disposto ou devido à alimentação.

Os tipos de pedras nos rins mais comuns são as de sais de cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita que são uma mistura de magnésio, amônio e fosfato. Este último é formado como consequência de uma infecção urinária.

Como identificar as pedras nos rins

Ao identificá-las através de um exame renal, o médico deverá orientar o paciente, indicando o melhor tratamento.

Tratamento para pedra nos rins

Na maioria das vezes, o tratamento para pedras nos rins é feito em casa. O paciente deve ficar em repouso e beber bastante líquidos, para facilitar a retirada das pedras. O chá de quebra-pedra é um ótimo complemento e irá ajudar a dissolver os pequenos cristais. Além disso, será necessário tomar algum analgésico e antiinflamatório para as dores.


Saiba mais...

Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário: