30/09/2012

Alimentação para pedra nos rins

No que diz respeito à alimentação para pedra nos rins deve-se seguir 6 regras básicas, são elas:
Beber de 2 a 3 litros de água por dia: A principal causa de pedra nos rins é a desidratação, portanto rehidratar-se é o primeiro passo para livrar-se e evitar a formação de pedras nos rins.
Beber 1 copo de suco de laranja ou de limonada diariamente: A laranja e o limão são ricos em ácido cítrico, que quando consumidos dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.
Consumir vegetais e grãos em grande quantidade: Comer frutas e hortaliças diminui a incidência das pedras nos rins, cientificamente chamadas de cálculo renal. Os vegetais aumentam tornam a urina menos ácida e por isso, menos propícia à formação de cálculos e os grãos, possuem fitato, que cumpre a mesma função. Comer morango, abacaxi, feijão, tomate e alface também é bom para quem te tendência para criar pedras nos rins.
Dar preferência à produtos lácteos desnatados: Os produtos desnatados são mais ricos em cálcio e graças à este diminui-se a chances de cristalização pois ele é absorvido no intestino, unindo-se ao oxalato, impedindo a formação das pedras.
Evitar consumir proteínas em excesso: A ingestão exagerada de proteínas de carnes ou qualquer produto de origem animal como manteiga por exemplo, aumentam a produção de ácido úrico, outro dos principais componentes das pedras no rins. Consumir 1 bife médio por dia já é suficiente.
Diminuir a ingestão de sódio: O sódio facilita a deposição de sais no organismo, e por isso deve-se evitar alimentos como bacon, presunto, apresuntado, linguiça e caldos de temperos industrializados, por exemplo.
A alimentação pode influenciar especialmente indivíduos que tenham casos de pedra nos rins na família (pai, mãe, irmãos, avós) e indivíduos que já tiveram pedra nos rins alguma vez na vida. E ao adotar uma dieta como a descrita acima, pode diminuir grandemente as chances de um novo episódio desta doença.
Saiba mais...
Barrinha MaynaBaby

2 comentários:

nadja disse...

Oie doladinha saudades...cheguei de viagem aproveitei muito o passeio ..vai lá no meu cafofo kkkkk curtir as fotos !!!
O amor é raro, agarre-o. A raiva é ruim, jogue-a fora. O medo é ridículo, enfrente-o. Memórias são doces, saboreie-as.
Feliz semaninha.bitoquinhas !!

Yvonne disse...

Amiga agradeço de todo meu coração sua mensagem de carinho deixada em meu blog. Com Deus e com amigos vencemos qualquer barreira. Muito obrigada. Beijos...Yvonne