19/04/2018

Áreas de atuação Assistente Social


Esse profissional se emprega sobretudo no setor público. Na área da educação, o assistente social desenvolve programas de bolsas de estudo e financiamento, além de incentivar a permanência do aluno na escola.

Também cabe a ele elaborar programas de saúde para prevenir doenças e o uso de drogas e assistir pacientes e seus familiares. Ele ainda acompanha processos jurídicos de abusos contra menores e de adoção e guarda. No setor privado, elabora programas de lazer, saúde e segurança no trabalho.

Campos de Atuação

O maior campo de atuação do Serviço Social é a Saúde. Outros campos também são bastante expressivos, como o campo Sócio-Jurídico e a Assistência Social. Temos ainda o campo da Educação, Habitação e Empresarial. O Meio Ambiente ainda é um campo pouco explorado em nossa área. 

Mercado de Trabalho

Os órgãos públicos são os maiores contratantes, em função das políticas sociais aplicadas pelo governo. Para ingressar nesses postos é preciso prestar concurso público. A maior parte das vagas se encontra no eixo Rio-São Paulo, tanto em órgãos do governo como em centros comunitários, empresas, escolas, ONGs, penitenciárias.

O profissional é mais requisitado nas áreas de educação, saúde, de proteção às minorias e de combate às desigualdades sociais, atuando em apoio aos indígenas, às mulheres, aos negros e aos sem-terra.

Outra opção é a docência, já que o número de cursos universitários de serviço social aumenta no país.

O que você pode fazer

Assistência à criança e ao adolescente: Desenvolver e implantar projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes. Na Justiça, nas varas de família, deve acompanhar os processos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco social, de adoção e de disputa de guarda. Empresas: Organizar e executar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho. Saúde: Participar de campanhas públicas de prevenção de doenças endêmicas e epidêmicas e do combate ao alcoolismo e às drogas. Prestar assistência a pacientes e seus familiares. Educação: Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

Nenhum comentário: