18/11/2008

Tarcila do Amaral

Artista plástica paulista nascida em Capivari, SP, que participou do movimento modernista em São Paulo, desde o seu início (1922) e cuja tela Abaporu (1928) inaugurou o movimento antropofágico na história das artes plásticas brasileiras. Iniciou-se na pintura (1917) estudando com Pedro Alexandrino. Viajou para a França (1920), onde freqüentou a Académie Julien e participou do Salão Oficial dos Artistas Franceses (1922), criando técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, uniu-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defendia as idéias da Semana de Arte Moderna (1922). Casou-se (1926) com Oswald de Andrade e realizou sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. Suas obras ganharam fortes características primitivistas e nativistas e passaram a ser associadas aos movimentos pau-brasil e antropofágico, idealizados pelo marido. Separou-se de Mário, e iniciou uma nova fase de sua pintura, mais ligada a temas sociais, da qual tornaram-se exemplos as telas Os Operários e Segunda Classe (1933). Expôs na 1ª e na 2ª Bienal de São Paulo e ganhou uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna (MAM) paulista (1960). Participou de mostras coletivas e individuais nos principais museus do Brasil, França e EUA. Foi tema de sala especial na Bienal de São Paulo (1963) e expôs na 32ª Bienal de Veneza (1964) e morreu em São Paulo, nove anos depois. Sua obra teve fortes influências do impressionismo alemão e do cubismo de Léger, aos quais fundiu a experiência da vital brasilidade de sua pintura, como em Abaporu.
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Estou conhecendo seu blog agora e gostando.
Parabéns pelas pinturas que colocou no blog, todas muito bonitas.

Tenha um ótimo fim de semana.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Oi anjinho!
Amei sua visita e ofereço meu award ,mimo e presentes rosas e muito mais rosa no meu post tb.
“Não importa se você é real ou virtual, o importante é que você existe para me dar o prazer da sua amizade!" Desejo que todos os seus dias tenham o brilho dos seus sonhos! E que Deus te abençõe muito hoje e sempre ... Beijos

Anônimo disse...

Oi anjinho!
Que este Natal e Ano Novo sejam mais do que confraternizações porque todos os momentos.Ofereço a vc meu award ,selinho e cartão de natal.

Bjus