09/06/2009

Influenza A(H1N1)

O Que a População brasileira Precisa Saber sobre a Influenza A(H1N1)
O que é a Influenza?
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus InfluenzaA(H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratória de pessoas infectadas.
Quais os sintomas que definem um caso suspeito de Influenza A(H1N1)?
Febre alta repentina, maior que 38 grau, e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Esses sintomas surgem em até 10 dias após a pessoa sair de país afetado pela INFLUENZA A(H!N!) ou após ter contato próximo com uma pessoa com suspeita ou confirmação de infecção por Influenza.
O que devo fazer se apresentar os sintoma?
Você deve procurar logo uma unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem ou histórico de contato com pessoas doentes. Confirmando a suspeita de infecção dor Influenza, você será tranferido para um hospital de referência do Estado, pelo serviço de saúde, para monitoramento e, se necessário, tratamento.
Há Uma vacina que possa proteger a população contra essa doença?
Não, não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza.
Se você for viajante que esteja retornando de voos internacionais:
- Se estive no avião - você deve comunicar a tripulação os sintomas paraque a equipe de bordo providencie junto a ANVISA e ás autoridade de saúde do aeroporto o seu atendimento médico.
- Se estiver no aeroporto - procurar o posto da ANVISA no aeroporto.
- Se você já estiver em casa - não tome medicamento por conta própria e procure logo a unidade de saúde. Informe ao médico o seu roteiro de viagem.

Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário: