12/06/2009

OMS Eleva Gripe Suína a Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira a primeira pandemia de gripe do século XXI, exortando os países a reforçar suas defesas contra um vírus "cujo avanço não pode ser freado", mas que até agora vem mostrando ser de força moderada.
A agência das Nações Unidas elevou seu alerta para a gripe para o nível 6, numa escala de 1 a 6, indicando que está em curso a primeira pandemia de gripe desde 1968.
"Este é um dia muito importante e desafiador para todos nós", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, a jornalistas em teleconferência. "A avaliação mundial feita no momento é que estamos assistindo a uma pandemia moderada."
Atendendo às recomendações de especialistas em gripe, a OMS reiterou o conselho a seus 193 países membros de não fecharem suas fronteiras nem imporem restrições às viagem para dificultar o deslocamento de pessoas, bens e serviços.
A passagem para o nível 6 reflete o fato de que a doença, conhecida largamente como gripe suína, está se espalhando geograficamente, mas não é indicativo de sua virulência.
De acordo com Chan, "a elevação para nível 6 de pandemia não significa que veremos um aumento no número de mortes ou casos muito graves da doença".
"Pelo contrário. Muitas pessoas estão adoecendo levemente e se recuperando sem tomar remédios, e isso é uma boa notícia", disse ela.
Vacinas
A OMS recomendou que os fabricantes de medicamentos completem nas próximas duas semanas a produção da vacina contra a gripe sazonal para o próximo inverno no hemisfério norte. Cada ano a gripe normal mata até 500 mil pessoas e contamina milhões de outras.
A gripe sazonal afeta sobretudo os idosos e leva milhões de pessoas a adoecer gravemente. Por isso, uma mudança prematura na produção de vacinas, para fazer frente à nova gripe, poderia colocar muitas pessoas em risco.
Chan disse que a recomendação da OMS é que os fabricantes de vacinas terminem de produzir a vacina contra a gripe sazonal e depois comecem a produzir vacinas contra a nova gripe.

Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário: